Case-Imersão 8Ps-barber

Léo Lopez foi à Turma 37 da Imersão 8Ps, realizada em abril, em busca de ter mais clareza sobre o seu negócio – um salão de cabeleireiro, agora nichado em cabelo e barba masculinos, em Maringá-PR. “A Imersão 8Ps me deu clareza para usar o marketing digital e obter resultados criando diferenciação de público-alvo. Foi incrível!”, recomenda.

POR: JANAÍNA QUITÉRIO | REPÓRTER DA WEBLIV

Em março deste ano, Léo Lopez participou de um evento de empreendedorismo e marketing digital em sua cidade, Maringá-PR, o Hadoukim Experience, idealizado por Kim Archetti – comediante stand-up e palestrante “humortivacional”, que já participou do Programa de Mentoria de Conrado Adolpho e, durante algum tempo, foi seu mestre de cerimônia.

Conrado Adolpho foi um dos palestrantes desse evento e, de lá, Léo Lopez saiu animado para fazer a Imersão 8Ps de abril – um treinamento intensivo, de três dias, com técnicas aprofundadas de marketing digital e vendas. “Meu irmão, que é o administrador do salão, já conhecia os vídeos de mindset do Conrado e já tinha falado muito bem dele. A palestra dele no Hadoukim foi sensacional e despertou na gente essa vontade por resultados”, Leo conta.

Léo Lopez é profissional do segmento há 14 anos e, junto com o irmão, tem um salão de cabeleireiro com 26 colaboradores no centro de Maringá. Foi depois de participar da Turma 37 da Imersão 8Ps que o empresário se deu conta de que daria para criar um nicho de barbearia dentro do salão  – o Léo Lopez Haircuts and Shaves.

“No início, eu trabalhava também com o público feminino, mas há cinco anos atendo somente o masculino. Meu público é nível A e, hoje, atendo de 12 a 13 clientes por dia, numa média de 250 clientes por mês”, Léo explica.

case-sucesso-Imersão 8Ps-Leo LopezDos conhecimentos aprendidos na Imersão 8Ps, o empresário logo se focou na diferença entre preço e valor dos seus serviços. Aproveitando produtos de cabelo e barbearia que vendia, Léo montou três tipos de kits a serem oferecidos aos clientes, muitas vezes, antes mesmo de eles chegarem à barbearia – o Gold, o Vip e o Platinum.

“Eu estava tomando banho e pensei: vou criar uma estratégia para montar kits e mostrar à minha esposa que daria para ganhar dinheiro sem precisar só cortar cabelo. Separei o Kit Gold com produtos nacionais, mas de muita qualidade, com shampoo, condicionador e pomada. Gravei alguns vídeos para o Instagram, com gatilhos mentais, expliquei os benefícios – de, por exemplo, usar o produto na quantidade correta para não desperdiçar – e lancei a escassez: as primeiras pessoas que entrassem em contato comigo, conseguiriam um preço promocional. De imediato, das onze pessoas que me procuraram, quatro fecharam. Gravei um áudio para a lista de WhatsApp agradecendo as compras e, antes do meio-dia do dia seguinte, mais de sessenta pessoas me enviaram mensagens: ‘Léo, como assim, quando vai ter de novo, eu preciso do produto!’ Foi sensacional!”, compartilha.

Com a estratégia de acrescentar produtos – que ele já vendia em separado – ao serviço de corte, seu preço por hora, que costumava ser de 50 reais, passou a ser, com o kit mais básico (o que gera desejo de ser Vip ou Platinum, com mudança de produtos), de 370 reais a hora. “Como resultado, eu consegui fazer com que o meu cliente novo já me procurasse com o intuito de mudar o visual com os produtos corretos. Assim, o cliente começou a chegar até mim já tendo adquirido o kit, mesmo sem me conhecer, pois fiz ele sentir as dores através dos vídeos orgânicos no Instagram, onde eu ensino os clientes a arrumarem cabelo e barba com produtos corretos e na quantidade recomendada”, conta Leo.

Agora, Léo Lopez está em fase de criação do projeto “Além de um Corte – potencialize o que há de melhor em você”, tendo parcerias com outros profissionais de beleza. “Hoje, o projeto ainda é pequeno, trabalha com a diferenciação de atendimentos, mas a ideia é capacitar e ter os melhores profissionais ao meu redor. Já são quatro parceiros nessa célula: coach, nutrólogo, dentista e profissional de harmonização facial  – e, com eles, vou compartilhar o que aprendi com o Método 8Ps, como entender quais as dores do cliente para melhorar o atendimento. Inclusive, hoje o meu foco está em treinar a equipe do salão. Como eu sou o único barbeiro – e são 26 colaboradores trabalhando com o corte feminino -, estou treinando a equipe a usar o Método 8Ps para o público feminino e, assim, entenderem o quanto dá para agregar ao atendimento: a gente só precisa vender algo além, que gere benefícios, para o cliente entender que os serviços vão, de fato, atingir as suas expectativas. Estou muito feliz e essa sabedoria tem vindo graças ao Conrado Adolpho”, Léo Lopez agradece.

RESULTADOS DEPOIS DA IMERSÃO 8PS

  • HORA DE ATENDIMENTO SETE VEZES MAIOR, AO CRIAR KITS DIFERENCIADOS
  • – NOVO PROJETO: “ALÉM DE UM CORTE”

Estratégias Comentadas

Léo Lopez buscava uma forma de alavancar seu número de clientes em sua barbearia e conseguiu muito mais que isso após participar da Imersão 8Ps. Ele utilizou uma das estratégias do 2º P – Planejamento do Método 8Ps – a Escada de produtos para alavancar em muitas vezes seu negócio. Lopez diferenciou seu serviço através de 3 kits, nos quais combinava os serviços da barbearia com outros produtos. Essa estratégia criou um valor gigantesco, que aumentou 7 vezes o seu ticket.
Além disso, com técnicas do 4º P – Publicação, o empresário passou a produzir conteúdo no Instagram. Em um desses conteúdos, ele realizou uma promoção pelo Instagram e pelo WhatsApp, nos quais vendeu rapidamente por causa do uso gatilho mental da escassez.

© Copyright 2023 – Todos os direitos reservados à Webliv