Com a Consultoria em Marketing e Vendas, Vanessa conseguiu realizar uma verdadeira transformação em seus resultados com o mapeamento e estruturação de seus processos e hoje seu negócio bate as metas todos os dias.
Vanessa do Santos Ventura, hoje com 42 anos de idade, fundou seu negócio de comida saudável em 2016. Na época, ela estava de licença-maternidade do filho José e trabalhava como coordenadora de projetos de pesquisa e desenvolvimento na Petrobras.
A ideia do negócio, batizado de Horta Local, teve muito a ver com um hábito já cultivado pela economista e sua família, que sempre levou comida pronta para o trabalho, pois não tinha o hábito de comer na sua, exceto em reuniões. Ela sempre foi adepta a comer regradamente dentro e fora de seu lar, cultura essa que veio com os seus pais.
Depois de 3 meses em que abriu a Horta Local, Vanessa se sentiu sobrecarregada com trabalho, maternidade e a empresa. Por isso, decidiu pedir demissão da CLT para seguir a construção do seu negócio.
O negócio de Vanessa fica na capital carioca e 80% da demanda vem da Zona Sul da cidade. A ideia é atender pessoas que trabalham, saem de casa muito cedo e que não têm um vale-restaurante de valor muito alto, mas buscam comida saudável.
A Horta Local começou apenas com salada entre as opções, mas depois os próprios clientes foram pedindo novos itens no cardápio. A empresa conta somente com Vanessa como sócia e produz quase 3 mil quilos de alimentos por mês. Ao todo, são 3 funcionários. Mas ela já empregou 9 pessoas e apesar de parecer uma regressão, é justamente o contrário.
A empresária iniciou consultoria com a Webliv em fevereiro de 2023 para entender onde precisava focar, uma vez que, sozinha, não conseguiria fazer tudo. Ela tinha muitas dúvidas sobre como ir para um outro nível de faturamento, pois não estava conseguindo enxergar onde priorizar para que pudesse aumentar o seu faturamento em 30%, tendo lucro.
O faturamento da Horta Local estava estático há um tempo e, até então, Vanessa achava que isso era normal. Depois ela entendeu que não, mas precisava ser assertiva para não colocar o negócio de 7 anos em risco.
Depois da consultoria com a Webliv, a empresa chegou aonde Vanessa queria: o faturamento aumentou em 30% com margem de lucro. Mas isso depois de uma série de estratégias que tiveram que ser traçadas, como mapeamento de processos, matriz RFV, follow-up e script de vendas.
Antes de encontrar a Webliv, que foi indicada por uma amiga, a dona da Horta Local tinha uma equipe de Marketing que não oferecia os resultados esperados. Não havia ferramentas nem métricas assertivas de acompanhamento. Hoje, existe um planejamento quinzenal onde são estruturados planos de ação, funções e responsabilidades, acompanhadas bem de perto e de forma recorrente pela mentora de Vanessa.
A vida dela mudou para melhor e a meta para 2024 é lançar sua mentoria de gestão de negócios e finanças para mulheres empresárias. Para a Horta Local, o desejo é que o negócio alcance todo o Brasil por meio de uma rede de franquias.
Enquanto falava com a gente, Vanessa estava em um aeroporto à espera de um voo na Europa, onde passa 20 dias com a família e revelou que mesmo em viagem sua empresa estava batendo a meta todos os dias e que sem a Webliv isso jamais aconteceria.
Equipe Horta Local
© Copyright 2023 – Todos os direitos reservados à Webliv